10 filmes com lições sobre liderança e empreendedorismo no Netflix que você tem que assistir

Netflix transformou-se num ótimo recurso para o divertimento, mas também aprimoramento profissional. Tanto é que há diversos documentários e filmes destinados ao desenvolvimento da carreira profissional. Porém, separei dez filmes comerciais, disponíveis no Netflix, que possuem poderosas lições sobre liderança e empreendedorismo.

Escolher apenas dez foi um grande desafio e por isso solicitei ajuda a alguns amigos no Facebook e ainda defini dois fatores para elaborar a lista abaixo: ter assistido cada um deles antes de indicar e ser baseado em histórias reais (dramas biográficos).

Certamente você tem alguma indicação daquele filme inspirador, não é mesmo? Então, ao final deixe seu comentário com sua indicação. Vou adorar conhecer outros títulos…

 PRENDA-ME SE FOR CAPAZ

Começo minha lista com um clássico estrelado por Leonardo Di Cáprio e Tom HanksPrenda-me se for capaz. Conta a história do jovem que resolve curtir a vida e ganhar dinheiro, porém de forma nada tradicional. O personagem principal não é nenhum exemplo de ética, mas garante grandes lições de empreendedorismo, como: criatividade, jogo de cintura e grande articulação e desenvoltura no relacionamento interpessoal.

OLGA

Não poderia faltar um filme brasileiro em minha lista e este é dos muito bons. Baseado na vida de Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes e sua saga: deportada pela ditadura de Getúlio Vargas para a Alemanha e morta em um campo de concentração nazista. Muitas lições sobre liderança, como: como tomar decisão em momentos críticos e gerenciar conflitos.

  MÃOS TALENTOSAS

Cuba Gooding Jr interpreta um cirurgião pediátrico que supera grandes obstáculos para estudar medicina e salvar vidas no hospital Johns Hopkins. As lições passam pela importância do foco e a determinação do personagem principal em alcançar a cura para doenças até então impossíveis.

A REDE SOCIAL

Quer saber como começou o Facebook? Assista “A rede social”. O que era uma simples brincadeira de universitários tornou-se numa das maiores empresas do mundo. Muitas lições de empreendedorismo, como: visão estratégica, networking e senso de oportunidade.

O LOBO DE WALL STREET

Mais um filme estrelado por Leonardo Di Cáprio e conta a história de Jordan Belfort o megainvestidor de Wall Street até sua queda. Figura histriônica e cheia de contradições, mas ao mesmo tempo com grandes sacadas de empreendedorismo e liderança, entre elas destaco: visão estratégica e senso de oportunidade. Filme longo e bastante inspirador.

CLUBE DE COMPRAS DALLAS

Este é mais um daqueles filmes onde o protagonista não é uma figura ética, mas alguém que luta pela sobrevivência e para isso empreende. Matthew McConaughey dá um show de interpretação, inclusive vencendo o Oscar de melhor ator. As principais lições são: determinação e capacidade de negociação.

COACH CARTER

Um treinador linha dura ensina aos alunos que o mais importante para o sucesso no esporte e em qualquer outra área da vida é o estudo. Seu jeitão autocrático e polêmico traz grandes reflexões sobre liderança e como certas atitudes podem gerar motivação ou cisão no grupo.

JOBS

Conta a história do maior gênio da informática, Steve Jobs, e como ele ampliou seu império até ser demitido da empresa que criou. Há diversas lições sobre liderança – o que fazer e o que não fazer – além de apresentar duas das principais características deste empreendedor genial: a obsessão pela perfeição e sua capacidade de antever o futuro. Filme básico para quem é empreendedor ou pretende criar sua empresa. Tem mais dois filmes sobre Steve Jobs no Netflix que ainda não assisti…

WALT ANTES DO MICKEY

Um filme surpreendente! Conta a trajetória cheia de altos e baixos de Walt Disney até a criação do seu maior sucesso: Mickey Mouse. Fantásticas lições sobre empreendedorismo e liderança, reforçando a importância de saber superar as dificuldades e gerir pessoas em meio à constantes crises. Depois deste filme você terá muita inspiração para persistir em seus projetos.

PODER ALÉM DA VIDA

Fecho minha lista com um dos meus preferidos e que já assisti algumas vezes e sempre aprendo um pouco mais: Poder além da vida. Conta a trajetória de um ginasta com grande potencial, mas arrogante e focado apenas na conquista da medalha de ouro das olimpíadas. Após um acidente que quase o paralisa ele tem que repensar a vida e sua forma de agir, tendo como mestre uma figura um tanto estranha, mas com enorme sabedoria. Há cenas memoráveis como a da ponte e a caminhada de três horas montanha acima.

Gostou das indicações? Já assistiu algum destes? Qual está faltando? Ainda poderia escrever sobre “Frida”, “O último imperador”, “Amadeus”, “Em nome do pai”, “O discurso do rei”, “Gandhi” e tantos outros que já assisti, mas fica para um próximo artigo.

Rogerio Martins é cinéfilo, escritor e apaixonado por histórias inspiradoras e que nos fazem repensar a própria vida…

Clique aqui e INSCREVA-SE em meu canal de vídeos no Youtube e leia também:

Share This