FOCO é fundamental para o sucesso

COMPORTAMENTO | Nos últimos 20 anos tenho estudado o comportamento das pessoas bem sucedidas. Em função de minha formação acadêmica em Psicologia e especialização na área de gestão de pessoas, este tema sempre me chamou a atenção. Por isso, li diversas biografias e o clássico “A Lei do Triunfo”, além de diversos outros livros que tratam do assunto sob vários aspectos.

 

O que vi em comum em todos eles é que as pessoas bem sucedidas tanto na vida pessoal, quanto na profissional, possuem fundamentalmente FOCO! Mas afinal o que é foco? No dicionário encontrei a seguinte definição: qualquer ponto para o qual converge, ou do qual diverge, um feixe de ondas eletromagnéticas ou sonoras ou um feixe de raios luminosos. Mas este é um conceito de foco aplicado à física. Não ajudou muito, não é mesmo? Vamos então a outra definição: ponto para o qual converge alguma coisa. Melhorou? Ainda não muito, mas já começa a esclarecer um pouco. Porém, acredito que você, assim como eu, quer algo mais específico e prático. Então vamos lá…

 

Steve Jobs disse certa vez que “algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

Site Palestrante Rogerio Martins - FOCO

 

FOCO é o estado de concentração que destinamos a algo ou alguém (até nós mesmos). Foco, então, tem a ver com nossa capacidade de atenção concentrada, de dirigir nossos pensamentos e ações para algo específico. E agora, ficou mais claro?

 

PERGUNTAS QUE AJUDAM A DEFINIR O FOCO

Sendo assim, o que tem sido alvo de seu foco nos últimos tempos? No que você tem se concentrado? Você tem metas definidas para sua vida? Você escreve sobre isso? Você realiza um planejamento pessoal e profissional? Quando você está realizando algo consegue manter-se concentrado(a) a maior parte deste tempo? Esta saraivada de perguntas não é para assustar ou eventualmente deixar você deprimido por não conseguir responder positivamente a algumas delas. Muito pelo contrário.

 

Em decorrência de meus estudos e pesquisas sobre o tema, além da observação do comportamento de muitos profissionais brasileiros percebi que em nossa cultura não somos “treinados” a desenvolver o FOCO. A razão é simples! Em geral, não pensamos sobre o assunto e assim agimos como a frase da música do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar…”

 

Algumas raríssimas pessoas até alcançam algum resultado no esquema deixa a vida me levar, mas o fato é que as pessoas bem sucedidas na vida determinam – consciente ou inconscientemente – metas e com foco em atingi-las conseguem a consagração.

 

MAIS PERGUNTAS QUE AJUDAM A DEFINIR O FOCO

O primeiro passo é responder as perguntas anteriores e analisar como você vem se comportando no dia a dia. Qual a qualidade dos seus pensamentos? O que tem movido você ultimamente? O que é prioridade em sua vida? O que você tem feito para tornar reais suas prioridades?

 

Site Palestrante Rogerio Martins - FOCO

Existem técnicas para melhorar o foco. São muitas e diversas. Porém, muitas vezes é na simplicidade que alcançamos melhores resultados. Por isso recomendo que clique aqui e assista minha vídeo-dica de motivação onde trato de como transformar sonhos em realidade. Neste vídeo apresento resumidamente a técnica SMART para definição e aplicação de objetivos na vida. SMART é um acrônimo no idioma inglês que traduzido para o português significa: eSpecifico, Mensurável, Alcançável, Realístico e Temporal.

 

Eu utilizo esta técnica a alguns anos com grandes resultados. Conheço diversas outras pessoas que passaram a utilizar e alcançar melhorias significativas em suas vidas. É prático, mas requer disciplina. É funcional, mas requer esforço. É simples, mas requer FOCO! Experimente.

 

O mais importante, antes mesmo do uso de qualquer técnica, é saber seu propósito de vida. Quando se tem clareza do que se quer, onde se quer chegar, o que se pretende conquistar e assim por diante, basta ajustar o foco e agir. Os resultados irão aparecer progressivamente. A cada conquista você perceberá que quando estamos alinhados com nosso propósito o esforço é menor.

 

Para Lord Chesterfieldfirmeza de propósito é uma das mais necessárias forças do caráter, e um dos melhores instrumentos para o sucesso. Sem ele gênios desperdiçam seus esforços em uma confusão de inconsistências.

 

Bem, antes de concluir, sabendo que este é um tema muito amplo e por isso mesmo outros artigos serão necessários para complementá-lo, alerto que FOCO não significa engessamento. Tem algumas pessoas que confundem FOCO com teimosia. Outras até acreditam que FOCO tem a ver com intransigência. Nada a ver!

 

Foco é direcionamento!

Por isso mesmo pode ser ajustado na medida em que for necessário. O que não se deve confundir também é a falta de foco com flexibilidade. Foco exige flexibilidade. E para finalizar deixo uma reflexão do grande compositor alemão Ludwig van Beethoven: “esta é a marca de um homem realmente admirável: firmeza e constância quando se vê diante de um problema.

Pense nisso e pratique isso, pois ou você #FOCAouFRACASSA!!!

 

Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas, Escritor, Palestrante e Professor Universitário. Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona Consultoria & Eventos. Autor do livro “Reflexões do Mundo Corporativo” e do DVD “Líder de Alta Performance”.

 

Gostou deste artigo? Você vai gostar também destes aqui:

Share This