5 dicas para procurar emprego

CARREIRA  |  Esteja trabalhando atualmente ou não, a busca por um novo emprego é algo que deve ser feito continuamente, pois, o mercado está cada vez mais dinâmico e instável, portanto, quem ficar parado esperando para ver o que vai acontecer ficará obsoleto e desatualizado.

 

Porém, procurar um emprego nos dias de hoje é algo diferente, pois, requer algumas técnicas e posturas diferentes de décadas atrás. Para facilitar neste processo escrevo abaixo cinco dicas para procurar emprego.

Palestrante Rogerio Martins - procurando emprego

MUDANÇA DE MENTALIDADE

O primeiro passo é entender que “seu novo emprego” é procurar emprego. Portanto, é necessária uma postura focada nesta atividade. Usar as horas do dia para esta finalidade, como se estivesse trabalhando normalmente. (clique aqui para ler um artigo que complementa este item)

 

FOCO

Definir o que você quer profissionalmente. Analisando sua experiência e formação acadêmica orientar sua busca de vagas para oportunidades compatíveis com elas. Evitar dispersar ou, na linguagem popular, “atirar para todos os lados”. Comece com ações direcionadas para o que você realmente deseja. (clique aqui e leia um artigo que escrevi somente sobre FOCO)

 

NETWORKING

Seus contatos, amigos e conhecidos são importantes neste momento, pois, podem ajudar a encontrar o emprego desejado. Ative seu networking sem vergonha de dizer o que busca.

 

CURRÍCULO

É básico, mas tem gente que se esquece de atualizar o currículo. Outro cuidado fundamental é torná-lo objetivo e focado. Lembre-se que quem irá ler e analisar já recebe tantos outros, então, quer ver informações úteis sobre você e que possam acrescentar a empresa algo positivo.

 

AUTO-ESTIMA

Manter o bom humor, cuidar da aparência e agir de forma positiva é elementar para este momento. Nem sempre é fácil, mas é um exercício pessoal que deve fazer parte deste processo e também para depois de empregado. Muitas oportunidades profissionais acontecem por afinidade com o empregador ou a impressão positiva que um candidato deixa na hora de uma entrevista, ou na entrega de um currículo. Cuide-se. (clique aqui para ler um artigo que complementa esta dica)

Palestrante Rogerio Martins - comunicação assertiva


Gostou destas dicas? Veja outras aqui:

 

Share This